quarta-feira, 14 de outubro de 2009

Navegação Livre

Por Sonaly Pimenta

Iniciando a navegação à deriva, deparei-me com algo comum no mundo virtual: a demora em abrir videos. Isso me remeteu a uma mensagem recebida ontem sobre “ter paciência”... Continuando a navegação, fui à wikipédia para iniciar a construção do conceito de hipertexto. Os links para essa pesquisa levaram a pequenos textos sobre o assunto, claros e objetivos, sem necessidade de clicar novamente. Na bibliografia, um item me chamou a atenção: O livro depois do livro, de Giselle Beiguelman, sobre a organização do livro de forma não linear e tradicional, utilizando a web. No texto de Ana Elisa Ribeiro, Trilhas para o pesquisador, achei um conceito legal e claro sobre hipertexto, a partir das definições de seu criadores, Ted Nelson e Bush “hipertextos são ligações entre informações por meio de nós, “encruzilhadas” virtuais e informacionais, por meio de uma máquina;(...) um sistema mecânico em que as informações se ligam por meio de links navegáveis, ou seja, uma espécie de mapa com percursos variados conectados por pontos acessáveis;(...) onde o leitor pode acessar partes do sistema em qualquer ordem ou em uma ordem que reflita uma organização mais pessoal e menos enquadrada do que outros ambientes de texto".

Um comentário:

  1. Amiga, voce arrasou! Navegou nas páginas da net de uma maneira saudável e inteligente, a demora em abrir as coisas que pesso também me deixavam chateada, para burlar essa situação criei o hábito de abrir várias coisas ao mesmo tempo. Bem, ás vezes TRAVA rsrsrsrs, mas na maior parte dá certo, bjs
    Célia da Paz

    ResponderExcluir